Denúncia, Crime e Castigo: o Ciclo da Violência na cidade do Rio de Janeiro

Performatividade de Gênero nos Presídios Femininos: entre sapatões de berço, entendidas e mulherzinhas
24 de abril de 2018
Sistemas socieducativo: unidade, coerência e completude – Palestra
30 de abril de 2018

O ciclo da violência na cidade do Rio de Janeiro - Estudo do DAPP da Fundação Getúlio Vargas

 

Especificamente voltado para o município do Rio de Janeiro, este estudo revela áreas para implementação de políticas de apoio por parte da prefeitura na segurança pública, de forma complementar à esfera estadual.

O debate e a criação de uma agenda municipal de segurança pública perpassam a atuação das secretarias municipais em eixos prioritários de prevenção de violência através de ações sociais, de planejamento e manutenção urbana e, principalmente, do uso de tecnologia e inteligência.

Através de uma análise territorial deste ciclo da violência, observa-se o protagonismo necessário da prefeitura em uma política articulada de segurança pública que seja transversal às outras secretarias e munida de monitoramento de resultados.

Assim, as escolhas públicas do município passam a ser respaldadas por um alinhamento entre recursos públicos e eficiência para uma segurança pública estratégica e inteligente. Através dessas perspectivas de percursos da violência e trajetórias de vida, é possível visualizar, portanto, onde o município deve aplicar políticas públicas pré-definidas.

Neste estudo, utilizaram-se três bases de dados de instituições parceiras da Diretoria de Análise de Políticas Públicas: Disque-Denúncia-RJ, ISP (Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro) e SEAP (Secretaria de Administração Penitenciária) para, representarem as três etapas do ciclo da violência.

 

Denúncia, crime e castigo (Recurso eletrônico): o ciclo da violência na cidade do Rio de Janeiro / Coordenação Marco Aurélio Ruediger. Rio de Janeiro: FGV, DAPP (Diretoria de Análise de Políticas Públicas), 2016.

 

Link original

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.