Novas Configurações das Redes Criminosas após a Implantação das UPPs

O Japonês da Federal
3 de agosto de 2018
Prisioneiras
8 de agosto de 2018

Pesquisa Novas Configurações das Redes Criminosas após a Implantação das UPPs - Observatório das Favelas

Desenvolvida pelo eixo de Segurança Pública e Direito à Vida do Observatório de Favelas, a pesquisa sobre as novas configurações das redes criminosas após a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), no Rio de Janeiro, pretende oferecer subsídios para a construção de políticas e ações públicas que visem a superação da lógica da “guerra às drogas”.

O estudo busca aprofundar a compreensão sobre o perfil e as práticas de jovens inseridos na rede do tráfico de drogas no varejo e as dinâmicas que afetam o campo da saúde pública.

Para alcançar os objetivos propostos foram entrevistados 150 jovens inseridos na rede do tráfico de drogas no varejo em favelas do Rio de Janeiro e 111 adolescentes no DEGASE (Departamento Geral de Ações Socioeducativas).

Além disso, também foram ouvidos profissionais que atuam em serviços de saúde e policiais. As entrevistas foram realizadas entre maio de 2017 e abril de 2018.

Além do perfil dos jovens inseridos no tráfico de drogas, o estudo aborda aspectos como configuração familiar, trajetória escolar, experiências de trabalho, relação com as drogas e padrões de consumo, relação com os serviços de saúde, experiências de violência, motivações para o ingresso, permanência e saída da rede ilícita.

Realização: Observatório de Favelas
Apoio: Open Society Foundations

 

Novas Configurações das Redes Criminosas Após a Implantação das UPPs / Coordenado por Raquel Willadino, Rodrigo Costa do Nascimento e Jailson de Souza e Silva. Rio de Janeiro: Observatório de Favelas, 2018.

Link original

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *